Policiais cumpriram mandado na manhã desta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Civil) |
Deflagrada nesta quinta-feira (11), uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul desarticula uma quadrilha investigada há nove meses, suspeita de roubar mais de 100 veículos, além de cometer outros crimes. São 40 mandados de prisão temporária e 53 de busca e apreensão comandados pelos delegados Juliano Ferreira e Arthur Raldi, da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos. As diligências ocorrem em 11 cidades gaúchas, e uma catarinense.
Até as 8h, 28 pessoas haviam sido presas pela polícia. De acordo com as investigações, um detento da Penitenciária Estadual do Jacuí (RS) comandaria o grupo. Além das prisões, foram apreendidos armas, drogas, computadores, documentos e dinheiro falsos.
Conforme a polícia, foram identificados 65 integrantes da quadrilha que roubou mais de 100 veículos desde julho do ano passado. As buscas, com aproximadamente 300 policiais envolvidos, ocorrem em Porto Alegre, Lajeado, Sapucaia do Sul, Alvorada, Cachoeirinha, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul, Tramandaí, Entre-Ijuís (RS) e Indaial (SC).
A investigação apurou que a quadrilha é envolvida com furtos, roubos, clonagem, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e falsificação de documento público. Está marcada ainda para a manhã desta quinta-feira uma entrevista coletiva em Porto Alegre para detalhar os resultados da operação.