02 abril 2013

Roda de conversa para a troca de vivências

Atividade realizada pela Psicologia da SETREM socializou
as experiências na participação de eventos na rede de saúde
e nas políticas públicas
Estudantes e professoras do Curso de Psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) estiveram reunidos, na noite de 26 de março, para uma atividade especial. Uma roda de conversa foi o meio utilizado pelo grupo para socializar as experiências vivenciadas em dois eventos sobre a rede de saúde e políticas públicas.

Fernanda Segatto, acadêmica do sétimo semestre do curso de Psicologia da SETREM, conta que os alunos Deiwytt Rustick e Ana Paula Lemos trouxeram para o grupo seus relatos sobre o projeto “VERSUS” e também sobre suas participações durante eventos da área em Palmeira das Missões e Santiago/RS. Esses encontros, segundo ela, oportunizam vivências em serviços da rede de saúde que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do Sistema, seus princípios e diretrizes.  “Configura-se como um espaço de discussão e como importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem práticas do cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população”, destaca.

Durante a roda de conversa, as acadêmicas Darlen Bugs e Gabriela Lottermann trocaram experiências sobre o II Encontro Gaúcho de CAPSi, que trouxe discussões sobre as políticas públicas e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), bem como, oficinas e palestras sobre o fazer da psicologia na rede, e suas interfaces com outras ciências em um  trabalho multiprofissional. A intersetorialidade e o trabalho multidisciplinar também foram discutidos, assim como o acolhimento das pessoas em crises, a importância da criatividade evitando a cristalização das práticas e o cuidado com os estigmas e rótulos que marginalizam e mantém a exclusão dos sujeitos da sociedade.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da SETREM, Lilian Winter, os depoimentos dos estudantes resultaram numa avaliação positiva quanto à realização da roda de conversa. “Consideramos esse espaço válido e rico nas trocas de experiências, possibilitando uma socialização dos conhecimentos aprendidos e um maior entendimento sobre as práticas psicológicas inseridas no contexto das políticas públicas e em equipes multiprofissionais”, enfatiza.