Zé Roberto comemora primeiro gol do Grêmio em vitória sobre o Náutico (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) |
Eles prometeram mudar. Tinham em mente se recuperar de recentes eliminações. E, ao voltar a ganhar, dar novo rumo à temporada 2013. Pois só o Grêmio conseguiu colocar o plano em prática: derrotou o Náutico por 2 a 0, na tarde deste domingo, em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi, e começou o Brasileirão com o pé direito.
Graças a uma boa atuação coletiva, algo raro nas quedas no Gauchão (não chegou a nenhum final de turno) e na Libertadores (oitavas de final). E quem tem a força do grupo, faz as individualidades aparecerem. Foram os casos, especialmente de Souza e Zé Roberto, este o autor do primeiro gol - Elano fez o segundo. O suficiente para espantar a crise e dar tranquilidade a Vanderlei Luxemburgo na nova caminhada.
Pior para o time visitante, que continua em má fase desde que não chegou à final do Pernambucano. Não ganha uma partida oficial, por exemplo, desde o dia 8 de maio. Vai conviver com a desconfiança.
As duas equipes terão futuro diferente. O Tricolor vai descansar até enfrentar o Santos, dia 1º de junho, na Vila Belmiro – a partida contra o Atlético-MG, pela segunda rodada, foi transferida para o dia 9. O Timbu recebe o Vitória, quarta-feira, nos Aflitos.