03 junho 2013

Bebê é resgatado por helicóptero na BR-290 e levado a hospital no RS

Bebê é resgatado por helicóptero na BR-290 e levado a
hospital no RS (Foto: Danubio Lisboa/Brigada Militar)
Um bebê de 13 dias precisou ser transportado de helicóptero de Cachoeira do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul, até Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde deste domingo (3) devido a problemas respiratórios. Ele havia partido de ambulância de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, para receber atendimento especializado. Com o agravamento do estado de saúde do menino, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acionou o Batalhão Aéreo da Brigada Militar depois de quase 300 quilômetros de viagem. Desde que chegou ao hospital, a criança está internada na UTI neonatal.

De acordo com a família, o menino tem uma lesão no pulmão direito e respira com a ajuda de aparelhos. Nesta segunda-feira (4), ele vai passar por exames mais profundos que devem apontar a extensão do problema. Ainda não há previsão de alta.

O comandante do helicóptero, major Danubio Lisboa, diz que a operação precisou ser rápida. “A remoção aeromédica é um dos tipos de atuação do Batalhão de Aviação. É importante esclarecer que é uma remoção de misericórdia, em que o tempo é mais importante que a estrutura”, explicou.