27 junho 2013

HSVP recebe visita de diretor da Federação das Santas Casas

Instituição de Três de Maio é a sede para a participação de 
outros 70 hospitais nas videoconferências 
Nesta quarta-feira, 26, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio recebeu a visita de Sérgio Vallim, diretor-administrativo da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Filantrópicos e Religiosos do Rio Grande do Sul. A entidade de classe representa os 245 hospitais filantrópicos do Estado, instituições responsáveis por 75% de todo atendimento em saúde que é feito no RS. 

O HSVP é um hospital anfitrião do Projeto Telemedicina, estando entre as cinco instituições do Estado que receberam antenas, subsidiadas pelo Governo Federal através da Timemania, referenciando outros 70 hospitais da macrorregião para a exibição das videoconferências com informações, palestras e educação em saúde. 

“A Federação é corresponsável pelo Telemedicina, coordenando o Projeto no Rio Grande do Sul. A ideia da visita é ver como está funcionando este ponto de videoconferências, analisando como o anfitrião está recepcionando os demais hospitais e, obviamente, ouvindo as dificuldades, a realidade e também colhendo informações e sugestões para levar ao Ministério da Saúde em busca de qualificar ainda mais esta ação”, explica Vallim. 

Segundo o diretor, a reunião foi extremamente produtiva. “A direção do Hospital está plenamente envolvida, levando a sério e motivando sua equipe. Estamos levando de Três de Maio muita ideias para a melhoria contínua deste Projeto. Como é algo novo, é novo para tudo e para todos, inclusive culturalmente, pelo conhecimento ser transmitido em forma de videoconferências”, complementa. 

Vallim ressalta que, no HSVP, todos os envolvidos já reconheceram a importância do Telemedicina, algo inovador e que traz qualificação gratuita para todos os colaboradores. “O que estamos discutindo agora é ampliar este Projeto. Estamos falando em saúde e nossa ideia é abrir até mesmo para a comunidade.

Estamos incentivando para que façam contato com os gestores municipais e abram algumas palestras para o público externo, principalmente as que são na área geral da saúde, sem aspectos técnicos. Assim, o hospital pode oferecer instruções de saúde à comunidade, interagindo diretamente com ela”, projeta o diretor.

“Saio desta visita muito satisfeito, pois percebi que as coisas estão acontecendo de forma bastante produtiva e profissionalizada. A sala disponibilizada pelo Hospital está muito bem localizada e a equipe muito bem envolvida. Saímos com uma excelente impressão do HSVP”, finaliza Sérgio Vallim.