Andarilho trocou R$ 126,00 em moedas numa loja do centro e consumiu 15 latas de cerveja |
Uma figura nova, mas já bastante conhecida na cidade, simpática para alguns e nem tanto para outros, vem sendo monitorada pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social. Trata-se de um mendigo de baixa estatura, gordo e barbudo, que se desloca pela cidade utilizando uma bicicleta. Segundo Valdir Meinerz, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social, trata-se de um homem que tem familiares em São Luiz Gonzaga. A Prefeitura daquele município informou que toda a família dele apresenta os mesmos problemas mentais. Disse também que o mendigo não tem passagem pela Polícia e, aparentemente, não apresenta problemas de relacionamento com os transeuntes.
Valdir alerta que os santa-rosenses estão dando muito dinheiro para o mendigo, tanto que num determinado dia ele trocou R$ 126,00 em moedas numa loja do centro. Meinerz observou que o faturamento diário permite que o mendigo tome bastante cerveja em lata, com preferência para a Brahma em latão. Numa única ocasião, segundo servidores da pasta que monitoram o mendigo, contaram 15 latas consumidas na Avenida Expedicionário Weber, próximo ao 19º RC Mec.
Valdir Meinerz fez um apelo para que os santa-rosenses deixem de dar dinheiro a ele, para não incentivar a mendicância. Explicou que a Prefeitura não tem poder de Polícia para recolher ou deslocar o mendigo e que em todas as abordagens feitas, ele rejeitou qualquer tipo de ajuda.