Projeto da nova rodoviária de Três de Maio aguarda parecer do Daer |
Conforme o Superintendente de Terminais Rodoviários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Ricardo Nuñes, a única proposta para administrar a rodoviária local depende ainda do parecer final dele. O engenheiro disse que está tudo bem encaminhado porque a proposta foi habilitada e a empresa interessada em continuar explorando a rodoviária três-maiense apresentou todos os documentos exigidos pelo edital.
Nuñes explicou que o processo é complexo e atualmente cerca de cem projetos estão sendo analisadas ao mesmo tempo e ele é o único engenheiro do setor dentro do Daer. Sobre a localização da rodoviária, Nuñes disse que o parecer não vai apontar nada nesse sentido. “O que a gente pensa para o sistema de transportes é o ônibus sair da rodovia principal, entrar uma via de fácil acesso e, no máximo, ande mais umas duas quadras para sair dela, ou melhor ainda, seria ficar nessa mesma via, ou seja, quanto menos entrar na cidade melhor para não atrapalhar a mobilidade urbana”, orientou.
Em Três de Maio a localização da rodoviária no centro virou polêmica. Algumas pessoas defendem a retirada dela da área central, enquanto muitos usuários querem a permanência dela onde está hoje.
Conforme o empresário Hélio de Carli, a licitação é a segurança que o concessionário terá para poder investir e atender às necessidades das comunidades por 20 anos. “Temos um projeto para modernizar a rodoviária de Três de Maio. Mas esse investimento depende da renovação do contrato com o governo estadual”, explica. De Carli, que também possui a concessão da rodoviária de Palmeira das Missões, pretende construir um prédio moderno com investimentos de R$ 1 milhão. Em entrevista à Rádio Colonial, ele revelou que só tem interesse em continuar administrando o terminal se este permanecer no centro da cidade. "A ideia é transformar o local em um centro comercial. A atual localização é estratégica, tanto para os usuários, como para o comércio em volta da rodoviária".
Os tipos de serviços previstos são: praça de alimentação (com bares e restaurantes), estabelecimentos comerciais, sala de espera com área climatizada, programa de separação de lixo, sanitários e fraldários para até três crianças, acessibilidade para pessoas com deficiência e depósito para bagagens e encomendas.
O Daer classifica as estações rodoviárias em cinco categorias:
- Porto Alegre, categoria especial
- 1ª categoria, ou seja, com receita acima de R$ 24 mil ao mês.
- 2ª categoria, caso do terminal de Três de Maio, com receita de R$ 14 mil/mês a R$ 24 mil/mês,
- 3ª categoria com receita de R$ 7 mil/mês a R$ 14 mil/mês
- e 4ª categoria com receita até R$ 7 mil/mês.