Acidente em Sarandi, RS, entre ônibus e carreta deixa mortos (Foto: Joel de Brito, divulgação/Diário RS) |
Pelo menos sete pessoas morreram em um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta por volta das 22h desta quinta-feira no norte do Rio Grande do Sul. A carreta estava descendo a ERS-404, no km 7. O motorista teria perdido o controle do veículo e tombado na via. O ônibus que vinha no sentido contrário, conduzindo trabalhadores da transportadora Expresso São Miguel, teria batido de frente contra o caminhão.
A colisão ocorreu no limite dos municípios de Sarandi e Rondinha, próximo à ponte do Rio Baios.
Seis feridos foram encaminhados na noite desta quinta ao Hospital Comunitário de Sarandi. Um deles está em estado grave e os demais em estado regular, segundo informou o hospital. Conforme dados da Brigada Militar (BM), equipes de resgate de toda a região foram acionados, entre eles pelo menos duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma dos bombeiros, de Palmeira das Missões, além de outras ambulâncias de Rondinha, Constantina, Ronda Alta, Carazinho e Sarandi. Peritos do Instituto-geral de Perícias (IGP) de Passo Fundo também trabalhavam na ocorrência.
Dados preliminares da BM davam conta de que é possível que o número de feridos aumente, já que algumas vítimas ainda estavam presas às ferragens até o momento e outras recebiam atendimento. O trânsito ficou em meia pista no local durante os trabalhos de resgate. Segundo a empresa Expresso São Miguel, com matriz em Chapecó (SC), o grupo de funcionários que estava no ônibus trabalhava no setor de carga e descarga do centro de distribuição da transportadora, na filial de Sarandi.
— É noite, é escuro. A perícia já está no local, mas, devido a visibilidade, só teremos o número oficial de mortos depois que todos forem retirados das ferragens. Por enquanto, trabalhamos com a possibilidade de serem entre sete e oito mortos e oito feridos — disse o sargento Vlademir Santana, do 1º Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) de Passo Fundo.
O policial confirma que, entre os mortos, está o motorista do ônibus, que não havia sido identificado até o início da madrugada desta sexta-feira.
"Nunca tinha presenciado algo tão feio", diz moradora da região
Feridos foram retirados do ônibus (Foto: Joel de Brito, divulgação/Diário RS) |
Entre 12 e 14 pessoas faziam o trajeto de Rondinha para Sarandi, onde assumiam o turno por volta das 22h. Até as 23h20min, a Expresso São Miguel não sabia confirmar o número de funcionários que ficaram feridos ou morreram. Uma equipe da empresa em Chapecó se deslocava na noite desta quinta-feira para o município gaúcho. Para auxiliar a identificação, uma lista com os nomes dos funcionários da filial foi fornecida ao CRBM.
A colisão ocorreu em uma curva, onde caiu uma carreta com agrotóxicos na semana passada. O nome das vítimas não foi divulgado.
A designer Vanessa Zancanella, 35 anos, esteve no local do acidente e relata o desespero das pessoas que chegavam à rodovia procurando pelos parentes:
— Nunca tinha presenciado algo tão feio. Era muita tristeza. Vi pessoas chegando desesperadas atrás de informações de seus familiares. Estou chocada com o que vi, ouvi e presenciei. Lamento pelos que perderam filhos, irmãos e noivos. Uma amiga minha, inclusive, está com o noivo em estado grave no hospital.