15 julho 2013

Enfermagem foca na humanização em saúde

Curso busca aproximar acadêmicos da comunidade,
preparando-os para a vida profissional
A Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) é uma Instituição consolidada por sua forte ligação com a comunidade em que está inserida, através de ações em múltiplos segmentos que possibilitam aos estudantes a aprendizagem, reflexão e aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula. Da Enfermagem vem uma questão muito pontual, estimulada através de um trabalho permanente com a humanização em saúde, em que se busca aproximar os acadêmicos das realidades que estes vão encontrar no desempenho de suas atividades.

Segundo Gilberto Souto Caramão, coordenador do Curso de Enfermagem, esta raiz está baseada em um processo global de humanização na Educação, para que a pessoa passe por uma formação humanística dentro da Instituição. “A nossa profissão, que interage diretamente com as pessoas, tem essa vocação. Então, estamos sempre agregando isso às aulas e atividades. Para nós, a humanização é um eixo transversal ao curso, que perpassa todos os componentes do currículo”, ressalta.

“Não há como imaginar que o estudante possa passar por todo curso sem ir aos locais em que poderá atuar, sem ver e se relacionar com as pessoas. Oferecemos situações que despertam a ação criativa dos estudantes, por exemplo, com ações em instituições ligadas à Educação e à Saúde. Através de uma primeira visita eles identificam as necessidades e montam atividades para os dias seguintes. Não é algo pré-formado.
As decisões são tomadas com responsabilidade após conhecerem a realidade, com pouco tempo para isso, despertando e estimulando a agilidade dos acadêmicos. Todo o trabalho é sempre realizado com a supervisão de um professor. É desta forma que buscamos formar profissionais com uma postura humanizada ao trabalhar com pessoas”, finaliza Caramão.