Intercâmbio
possibilita à rede municipal desenvolver
projetos com escola americana
|
Sandra Eliete Maffacioli Reckziegel, diretora premiada no ano de 2012 no Prêmio Gestão Escolar no Estado do Rio Grande do Sul, realizou um intercâmbio para a cidade de Minneapolis, no Estado de Minessota nos Estados Unidos durante o mês de Outubro do ano passado.
Nesta oportunidade, elaborou juntamente com a diretora americana anfitriã da Fair School e diretoras representantes do Estado de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul o Projeto “Brasil Lê” que foi encaminhado à American Councils com o intuito de angariar subsídios para o mesmo. Este projeto atualmente está sendo desenvolvido na cidade de Leoberto Leal- SC e no município de São José do Inhacorá – RS pela escola Paraíso da Criança e Rui Barbosa, que foi convidada a participar, tendo em vista a continuidade do trabalho desenvolvido na rede municipal.
O projeto tem a pretensão de valorizar e intensificar a leitura e a escrita até a 3ª série do Ensino Fundamental, fazendo com que o aluno além de ler, saiba o que e por que está lendo. Toda a prática é desenvolvida através de 5 diários que são o bloco de 2 horas diárias para a literatura divididos em: Leia para alguém, Ouça alguém ler, Trabalhe uma palavra, leia para você mesmo e Trabalhe sua Escrita. Além disto, vem-se trabalhando no nivelamento dos livros da biblioteca, com o objetivo de que a criança vá avançando de acordo com suas habilidades e conhecimentos, fazendo com que leia independentemente e que se sinta confortável em sua leitura.
Na educação infantil, a partir dos 6 meses, a criança já é inserida no mundo da leitura, com o auxilio da equipe de trabalho da escola, das famílias e da comunidade, que auxilia a escola na hora do conto, o que caracteriza um trabalho de parcerias.
Durante o primeiro semestre de 2013 aconteceram as formações para as professoras e monitoras acerca dos 5 diários e de que forma a Fair School desenvolve-os. Isto tudo aconteceu através de formações e de Webconferências. Ainda no mês de julho acontecerá a visita dos diretores americanos à São José do Inhacorá, onde poderão acompanhar o desenvolvimento do projeto e conhecer a realidade da educação e dos espaços de nossas escolas.