24 julho 2013

Intercâmbio possibilita à rede municipal desenvolver projetos com escola americana

Intercâmbio possibilita à rede municipal desenvolver 
projetos com escola americana
Sandra Eliete Maffacioli Reckziegel, diretora premiada no ano de 2012 no Prêmio Gestão Escolar no Estado do Rio Grande do Sul, realizou um intercâmbio para a cidade de Minneapolis, no Estado de Minessota nos Estados Unidos durante o mês de Outubro do ano passado.

Nesta oportunidade, elaborou juntamente com a diretora americana anfitriã da Fair School e diretoras representantes do Estado de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul o Projeto “Brasil Lê” que foi encaminhado à American Councils com o intuito de angariar subsídios para o mesmo.  Este projeto atualmente está sendo desenvolvido na cidade de Leoberto Leal- SC e no município de São José do Inhacorá – RS pela escola Paraíso da Criança e Rui Barbosa, que foi convidada a participar, tendo em vista a continuidade do trabalho desenvolvido na rede municipal.

O projeto tem a pretensão de valorizar e intensificar a leitura e a escrita até a 3ª série do Ensino Fundamental, fazendo com que o aluno além de ler, saiba o que e por que está lendo. Toda a prática é desenvolvida através de 5 diários que são o bloco de 2 horas diárias para a literatura divididos em: Leia para alguém, Ouça alguém ler, Trabalhe uma palavra, leia para você mesmo e Trabalhe sua Escrita. Além disto, vem-se trabalhando no nivelamento dos livros da biblioteca, com o objetivo de que a criança vá avançando de acordo com suas habilidades e conhecimentos, fazendo com que leia independentemente e que se sinta confortável em sua leitura.

Na educação infantil, a partir dos 6 meses, a criança já é inserida no mundo da leitura, com o auxilio da equipe de trabalho da escola, das famílias e da comunidade, que auxilia a escola na hora do conto, o que caracteriza um trabalho de parcerias.

Durante o primeiro semestre de 2013 aconteceram as formações para as professoras e monitoras acerca dos 5 diários e de que forma a Fair School desenvolve-os. Isto tudo aconteceu através de formações e de Webconferências.  Ainda no mês de julho acontecerá a visita dos diretores americanos à São José do Inhacorá, onde poderão acompanhar o desenvolvimento do projeto e conhecer a realidade da educação e dos espaços de nossas escolas.