17 julho 2013

Polícia localiza depósito de lixo irregular em propriedade rural em Augusto Pestana

Máquinas escavaram a vala e encontraram o
lixo irregular (Foto: Eveline Poncio/RBS TV)
A Patrulha Ambiental de Cruz Alta localizou na tarde desta quarta-feira (17) um depósito de lixo irregular em uma propriedade rural de Augusto Pestana, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. No local estava sendo descarto lixo doméstico e hospital, diz a polícia.

A vala com 200 metros de comprimento, 10 metros de largura e dois metros de profundidade fica em uma propriedade rural no interior do município e estava encoberta por uma lavoura.

Com a ajuda de imagens de satélite, a Polícia Ambiental constatou que o lixo foi depositado no local pela prefeitura da cidade durante o período de 2011 e 2012. Máquinas escavaram a vala e confirmaram o crime ambiental.

Um registro será encaminhado à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar o caso. Três pessoas podem ser responsabilizadas: o ex-prefeito da cidade, Vilmar Zimmerman, o ex-secretário de obras, Nestor Mattes, e o proprietário das terras, que não teve o nome revelado.

Procurados pela reportagem, Zimmerman e Mattes disseram que no local eram descartados apenas galhos e entulhos de construção. Eles afirmaram que não têm conhecimento sobre descarte de lixo doméstico e hospitalar. O proprietário das terras, por sua vez, disse que só tinha autorizado o descarte de galhos e restos de construção.

O atual prefeito em exercício de Augusto Pestana, Everton Schneider, disse que também não tinha conhecimento do depósito e que a prefeitura está à disposição para fazer a retirada do lixo do local, assim como o descarte correto e a recuperação da área.