16 julho 2013

SETREM: Loja comercializa produtos produzidos no campus

Entre os produtos comercializados há hortaliças, frutas,
lácteos, carnes, embutidos, flores, pães, cucas e bolachas
Faturamento é reinvestido para subsidiar o próprio setor, utilizado para as aulas práticas dos alunos do CTA e da Agronomia

A SETREM oferece a funcionários, alunos e ao público em geral uma loja voltada à comercialização de hortaliças, frutas, lácteos, carnes, embutidos, flores, pães, cucas e bolachas produzidas no campus da Instituição. Os responsáveis pela produção são alunos do Curso Técnico em Agropecuária (CTA), do curso superior em Agronomia e de uma equipe de colaboradores, em atividades que integram as aulas práticas dos estudantes. A loja fica aberta de segunda à sexta-feira, das 15h30min às 19h30min. Durante as férias, no período entre os dias 15 a 29 de julho, o horário de funcionamento é das 15h às 18h.

Segundo Claudinei Schmidt, coordenador do CTA, parte do cultivo é hidropônico, como a rúcula e variados tipos de alface. “Temos também produção convencional de tomate, pepino, alface, couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba, rabanete, chicória, almeirão, morango, melão, melancia, feijão de vagem, batata-doce e temperos verde, de acordo com a época de cultivo. Diversificamos o máximo possível para que os alunos aprendam as técnicas para a produção”, explica. Parte do que é cultivado é comercializado na loja da SETREM, enquanto o excedente é vendido a restaurantes e à indústria.

Entre os produtos oferecidos, há também doce de leite, queijo, iogurte e, no verão, sorvete. A parte de carnes tem apenas aves, devido ao abatedouro não ser licenciado para outros abates. Na cozinha são produzidos pães, cucas e bolachas. Vera Maria Thomé Damm, colaboradora da loja, explica que os produtos mais vendidos são o leite e o salame. “Em geral, todos os produtos saem bem, pois temos um preço diferenciado. As rapadurinhas têm uma saída bem grande, assim como o leite que, por exemplo, vendemos por R$ 1,50, o que atrai também o público externo”, ressalta. A média semanal é de 1,3 mil litros de leite comercializados.