Pós-graduação em Formação Pedagógica para a Educação
Profissional inicia em 2 de agosto
|
O fazer diferente na educação é tendência emergente em uma época em que a informação está em todo lugar e o maior desafio é torná-lo interessante aos alunos a fim de gerar conhecimento. Oferecer novas formas de trabalhar o ensino através de um fazer pedagó
gico diferenciado será o foco da pós-graduação em Formação Pedagógica oferecida pela SETREM. Entre as áreas trabalhadas estarão novas formas e técnicas pedagógicas e a utilização de forma integrada da tecnologia da informação, visando qualificar os professores para atuarem como docentes na educação profissional ou qualquer outro nível de educação, alcançando ainda atividades de desenvolvimento de pessoas em escolas, universidades ou empresas. As inscrições encerram no dia 31 de julho e as aulas têm início no dia 2 de agosto.
Um grupo multidisciplinar estará envolvido neste trabalho que terá, entre seus preceitos, uma metodologia desenvolvida na Finlândia denominada Team Academy, em que o principal objetivo é ensinar as pessoas na prática. Nesta área, os profissionais envolvidos são Rogério Gonzales (mestrando na Team Academy) e Marcelo Peña (especialista em Gestão Empresarial pela UFRGS). Uma das ferramentas de produção de conhecimento utilizadas será a Design Thinking, que modera a educação através da criatividade em protótipos, testes, produtos e serviços educativos. Este assunto será desenvolvido pela professora Ana Von Frankbergue Berger (mestre em Design pela Unisinos).
Educação por Projetos e Educação em Rede
A técnica desenvolvida nas escolas dinamarquesas, chamada Kaos Pilots, que ensina por projetos e propicia aos alunos uma visão e atuação multidisciplinar, também será trabalhada, envolvendo nomes como Maidi Terezinha Dalri (mestre em Ciência da Computação), Leandro Sieben (doutor em Educação profissional), Fabiane Franciscone (mestre em Educação) e Henrique Vedana (profissional formado pela Kaos Pilot).
A pós-graduação será trabalhada com o uso de tecnologias digitais integradas ao processo educativo, com foco também em questões que envolvem as relações e a emoção no processo educativo e a forma como se dá o aprendizado, tendo no quadro de professores Renata Roos (doutoranda em Psicologia), Carlos Waldemar Blum (mestre em Direito), Marina Zucatto (mestre em Educação), Renati Chitolina (Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico), Jesildo Lima (mestre em Desenvolvimento), Manfredo Carlos Wachs (doutor em Teologia) e Edinei Daniel Steffen (especialista em Gestão Escolar). Mais informações pelo fone (55) 3535-4600.