A mulher foi presa em Passos Fundo |
A Polícia Civil Gaúcha prendeu, após coordenação integrada entre as áreas de Inteligência das Polícias Civis de Santa Catarina e do Pará, na cidade de Passo Fundo, C.F.M.S, de 42 anos. A mulher presa, natural de Tapera/RS, é envolvida com quadrilha de tráfico de pessoas, sendo investigada e presa no mês de fevereiro na cidade Altamira no Pará.
Segundo as investigações, C.F.M.S. era responsável pelo recrutamento e acolhimento de mulheres em suas boates, localizadas nas cidades de Joaçaba, Herval do Oeste e Capinzal, em Santa Catarina. Após, as mulheres eram repassadas a outro investigado, também gaúcho, que fazia o transporte ao Pará, onde as vítimas eram exploradas sexualmente. Na época, foram liberadas 17 mulheres, além de um travesti e uma adolescente. Na prisão de hoje, a presa deslocou até Passo Fundo e foi acompanhada em vigilância por policiais catarinenses. Após, policiais gaúchos assumiram o trabalho e, ao final da tarde dessa quinta-feira (22/08), foi efetuada a prisão da foragida.
C.F.M.S., assim como os demais integrantes da quadrilha que estão presos, responderão por diversos crimes previstos no Código Penal Brasileiro. São eles: art.231-A, por tráfico de pessoas para exploração sexual; art. 218-B, por submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual pessoa menor de 18 anos; art. 228, por induzir ou atrair alguém à prostituição ou outra forma de exploração sexual; art. 229 por manter, por conta própria ou de terceiro, estabelecimento em que ocorra exploração sexual, visando lucro, ou por mediação direta do proprietário ou gerente, e art. 230, por tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente dos lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem exerça a prática ilegal.
18 pessoas foram resgatadas pela polícia em dois dias de operação na região de Altamira, em fevereiro de 2013 (Foto: Glaydson Castro / TV Liberal) |
A presa foi apresentada na Delegacia de Pronto Atendimento de Passo Fundo para o registro dos procedimentos legais. Após, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional. Participaram dessa operação policiais do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos, bem como agentes da região policial de Passo Fundo.
Fonte: Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos – GIE/RS
Del. Clarissa Lopes