20 agosto 2013

Fruticultura é alternativa para diversificação de renda

Curso Técnico em Agropecuária da SETREM prepara
profissionais para a atuação nesta atividade
Oferecendo uma formação baseada no conhecimento técnico que vai além da matriz produtiva tradicional da região, o Curso Técnico em Agropecuária (CTA) da Sociedade Educacional Três de Maio prepara profissionais capacitados para a atuação nas mais diversas áreas ligadas ao setor. Uma delas é a fruticultura, alternativa para a diversificação de renda na propriedade rural que tem proporcionado bons resultados a quem a desenvolve com planejamento e apoio técnico.

Segundo Claudinei Schmidt, coordenador do CTA, esta alternativa de produção nem sempre é vista como uma boa opção por muitos, devido a algumas tentativas mal sucedidas de projetos de desenvolvimento da fruticultura na região. “Para que a produção de qualquer espécie vegetal seja bem sucedida, é necessária uma interação da genética (espécies e cultivares) juntamente com o ambiente (clima e solo) e o manejo realizado (tratos culturais)”, explica.

As espécies frutíferas, no entanto, são muito mais suscetíveis a estes fatores. Para que o cultivo tenha sucesso, segundo Schmidt, é necessário seguir alguns princípios básicos. “A escolha adequada da espécie e da cultivar, a adubação conforme análise química do solo, a realização da poda de formação, a frutificação e raleio de frutos e a adoção do manejo integrado de pragas e doenças”, indica, ressaltando ainda a necessidade de disponibilidade de mão de obra qualificada para a realização de todos os tratos culturais pertinentes a cada espécie frutífera.