12 agosto 2013

Genética, ambiente e manejo garantem alta produtividade

No tambo da SETREM, utilização silagem pré-secada é uma
prática consolidada e que traz bons resultados
A produção de leite com alta produtividade e qualidade é determinada por um conjunto de fatores entre os quais se destacam a questão genética, o ambiente e o manejo. Seguir os procedimentos corretos é fundamental para que o produtor rural alcance os resultados esperados, indica o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária (CTA) da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), Claudinei Schmidt.

“A genética consiste na escolha da raça com aptidão leiteira mais adaptada às condições de cada propriedade rural. Após ser definida a raça, é importante a seleção dos animais e o acasalamento com reprodutores que proporcionam o melhoramento do rebanho. Com relação ao ambiente, podemos destacar os benefícios do bem-estar dos animais, seja na produção a pasto, tendo-se a preocupação do sombreamento e da disponibilidade de água de qualidade para os animais mesmo nos piquetes da área de pastejo”, explica Schmidt.

O coordenador ressalta também que em condições de produção intensiva, como no sistema confinado ou semiconfinado, é de extrema importância às condições ambientais no interior das instalações, principalmente nos ambientes de alimentação e de repouso dos animais. “Entretanto, de nada adianta termos um plantel de alta genética, as melhores condições ambientas, se não disponibilizarmos uma alimentação adequada aos animais durante todo o ciclo de produção”, recomenda.

Uma das alternativas de garantir a oferta de uma alimentação adequada durante todo o ano consiste na produção de silagem pré-secada das diferentes espécies forrageiras. No tambo da SETREM, a utilização desta tecnologia já é uma prática consolidada. Mais informações sobre esta produção poderão ser obtidas no Dia de Campo de Pecuária, que será realizado na sexta-feira, dia 23 de agosto, na SETREM, em parceria com a Cotrimaio, Emater/RS e com o patrocínio da Agroceres Multimix.