14 agosto 2013

Professor Luciomar conquista título de mestre em Desenvolvimento

A coleta de subsídios para o estudo foi realizada na Europa.
Pesquisa envolveu grifes como Dior e Diesel
Na sexta-feira, 9, o professor Luciomar de Carvalho conquistou o título de mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). De Carvalho é professor nos cursos técnicos e superiores na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), desde 2005.
           
Para a pesquisa do trabalho intitulado “Design da Mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha”, De Carvalho passou três meses na Europa buscando subsídios para seu estudo. A coleta de dados envolveu a pesquisa com os gestores e vitrinistas das organizações do segmento luxo, em lojas e boutiques localizadas em continentes diferenciados: nas “Ruas do Luxo” em Madrid, na Espanha e em Ijuí/RS. “A dissertação trouxe em seu contexto, elementos que traduzem a vitrina como uma ferramenta midiática persuasiva primordial ao segmento luxo e a importância do design neste contexto”, comenta.
           
De Carvalho explica que na sociedade contemporânea e globalizada em que vivemos, insere-se de forma eficaz a precisão de uma gestão do uso do design como ferramenta de marketing apropriada às mídias. O design inserido em ambientes pode provocar aos sujeitos que se envolverem com ele aspectos imaginativos e instigantes. “As mídias hoje são usadas para além de comunicar algo, são usadas para persuadir determinado público. Em se tratando do segmento luxo, as mídias são muito utilizadas e uma que se destaca por seus elementos criativos e lúdicos é a vitrina”, enfatiza.
           
O professor afirma que os resultados obtidos revelam a importância da mídia vitrina para o segmento luxo. “A pesquisa mostra o real valor do design embutido nestes cenários midiáticos e sua influência no comportamento do consumidor. São apontadas evidências que avalizam ser a vitrina uma ótima mídia atrativa, um ambiente onde a estética, o design e signos semiológicos engrandecem e intervêm na cultura local e dos indivíduos que dela se apropriam, seja com o olhar seja com dispositivos que farão com que essas imagens, esses cenários persuasivos se perpetuem através de diversos meios”, conclui.