19 agosto 2013

SETREM: O desafio de desenvolver o futuro

Dr. Raul Sidnei Wazlavick é professor da Universidade
Federal de Santa Catarina
O curso de Sistemas de Informação da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), através de seu Diretório Acadêmico (DACASI), promoveu na quinta-feira, 15, o VIII Workshop em TI. O evento foi realizado no auditório da Instituição e teve como palestrante o Dr. Raul Sidnei Wazlavick, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Engenharia de Produção pela UFSC e pós-doutor na área de computação em Portugal, Wazlavick atua há mais de 20 anos na área de engenharia de software.

Foram dois os temas apresentados por ele: "A evolução das profissões ligadas à computação: atualidades e tendências" e "Estimação de esforço em projetos de software". “Nossa ideia neste evento foi, em um primeiro momento, trabalhar um tópico mais genérico sobre pesquisa e inovação em tecnologia. Na segunda parte do encontro partimos para um tópico mais específico, abordando a estimação de esforço em projetos de desenvolvimento de software, que é basicamente a pessoa ser capaz de dizer quanto tempo vai levar um projeto para desenvolver um sistema”, explica.

Para Wazlavick, uma das palavras-chave na área de Tecnologia da Informação (TI) é a inovação. “Várias revoluções aconteceram nos últimos anos e praticamente nenhuma delas foi prevista. Normalmente é quem sai na frente na inovação que colhe os louros e fatura com isso, e quem fica para trás sai copiando depois. Tentamos sempre incentivar nosso aluno na área de tecnologia a não ficar apenas repetindo o que já existe, mas tentar criar coisas novas. Estimamos que ainda há muita coisa a se fazer nessa área, pois se olhamos para trás, nas últimas décadas, nos surpreendemos com quanta coisa nova surgiu de lá pra cá”, argumenta.

O pós-doutor cita que há cinco anos ninguém falava em Facebook, há 10 anos ninguém falava em Wikipédia e há 40 anos um computador pessoal era algo que ninguém pensava. “Hoje tudo está aí. Mas o que vem pela frente? Vamos ficar esperando que os outros digam ou vamos tentar desenvolver isso? A importância da inovação é tentar desenvolver este futuro”, conclui Wazlavick.

No dia 15 de agosto foi celebrado o Dia da Informática A direção da SETREM parabeniza a todos os profissionais desta importante área que trabalham diariamente com a missão de simplificar tarefas e oferecer soluções inovadoras.