14 agosto 2013

SETREM: Revigorando as práticas nas escolas

O 14º Ciclo de Estudos da Pedagogia buscou revigorar a 

educação pela pesquisa e contemplar as práticas docentes 
que são de extrema importância nas escolas
Nos dias 9, 12 e 13 de agosto o curso de Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) realizou o 14º Ciclo de Estudos da Pedagogia e a 14ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia, Ensino, Pesquisa e Extensão: interlocuções pedagógicas na formação de professores. A atividade inicial contou com a palestra do professor Adalberto Lovato, que trouxe elementos históricos da pesquisa e falou sobre a importância da metodologia no processo de construção do conhecimento, mesclando elementos teóricos com aspectos práticos desta importante área.

Na segunda-feira, 12, a participação especial foi da doutora em Filosofia, Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein, que palestrou sobre “A importância da iniciação científica na graduação e sua relação com a formação do docente”. Na ocasião, o coordenador do curso de Pedagogia, Valsenio Gaelzer, parabenizou os acadêmicos pela passagem do Dia do Estudante, convidando os professores a distribuírem bombons aos presentes.

O evento teve seu encontro final na terça-feira, 13, com a palestrante Denise Maria Bonin, que abordou o tema "Desenvolvendo aprendizagens através de jogos". Após trabalhar elementos teóricos e metodológicos da aplicação desta ferramenta de aprendizado, ela convidou os acadêmicos a uma atividade prática com os jogos, desafiando-os a viver esta experiência.

Para Gaelzer, as três noites foram muito significativas para o curso da Pedagogia da SETREM, bem como à comunidade e os professores de escolas de Três de Maio, Humaitá e Boa Vista do Buricá, que participaram do evento. “Conseguimos atender a expectativa de revigorar a educação pela pesquisa e, ao mesmo tempo, contemplar as práticas docentes que são de extrema importância nas escolas. Nossos professores também têm a necessidade de revigorar e reinventar as suas práticas na escola, para que as crianças possam aprender com mais alegria e satisfação, e que possam estar mais felizes nas escolas”, conclui o coordenador.