O 14º Ciclo de Estudos da Pedagogia buscou revigorar a
educação pela pesquisa e contemplar as práticas docentes
que são de extrema importância nas escolas
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Nos dias 9, 12 e 13 de agosto o curso de Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) realizou o 14º Ciclo de Estudos da Pedagogia e a 14ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia, Ensino, Pesquisa e Extensão: interlocuções pedagógicas na formação de professores. A atividade inicial contou com a palestra do professor Adalberto Lovato, que trouxe elementos históricos da pesquisa e falou sobre a importância da metodologia no processo de construção do conhecimento, mesclando elementos teóricos com aspectos práticos desta importante área.
Na segunda-feira, 12, a participação especial foi da doutora em Filosofia, Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein, que palestrou sobre “A importância da iniciação científica na graduação e sua relação com a formação do docente”. Na ocasião, o coordenador do curso de Pedagogia, Valsenio Gaelzer, parabenizou os acadêmicos pela passagem do Dia do Estudante, convidando os professores a distribuírem bombons aos presentes.
O evento teve seu encontro final na terça-feira, 13, com a palestrante Denise Maria Bonin, que abordou o tema "Desenvolvendo aprendizagens através de jogos". Após trabalhar elementos teóricos e metodológicos da aplicação desta ferramenta de aprendizado, ela convidou os acadêmicos a uma atividade prática com os jogos, desafiando-os a viver esta experiência.
Para Gaelzer, as três noites foram muito significativas para o curso da Pedagogia da SETREM, bem como à comunidade e os professores de escolas de Três de Maio, Humaitá e Boa Vista do Buricá, que participaram do evento. “Conseguimos atender a expectativa de revigorar a educação pela pesquisa e, ao mesmo tempo, contemplar as práticas docentes que são de extrema importância nas escolas. Nossos professores também têm a necessidade de revigorar e reinventar as suas práticas na escola, para que as crianças possam aprender com mais alegria e satisfação, e que possam estar mais felizes nas escolas”, conclui o coordenador.