17 agosto 2013

Símbolo da Semana Farroupilha, Chama Crioula é acesa no RS

Chama foi acesa na manhã deste sábado, com festa em Santo
Amaro do Sul (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
Foi acesa na manhã deste sábado (17), em Santo Amaro do Sul, no interior do município de General Câmara, no Rio Grande do Sul, a Chama Crioula. Símbolo das comemorações da Semana Farroupilha, ela será agora distribuída em centelhas para 30 regiões tradicionalistas do estado. A cerimônia foi realizada com a presença de centenas de cavaleiros, que se encarregarão da distribuição.

A chama foi acesa pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, acompanhado do patrono da Semana Farroupilha, Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, fundador do grupo Os Monarcas, e também do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Manoelito Carlos Savaris.

O lugarejo no interior de General Câmara escolhido pelo MTG ara o acendimento da chama também foi cenário de batalhas da Guerra dos Farrapos e ainda preserva a casa onde nasceu o líder Farroupilha Gomes Jardim e a construção que serviu de sede para as tropas imperiais.

A chama foi retirada de um lampião localizado dentro de uma igreja construída no Século XVIII. Diz a irmandade que administra a igreja que esse fogo está aceso desde 1814, a pedido de um militar dá época que cedeu uma área de terra aos grupo de católicos.

Algumas cavalgadas que conduzirão a chama levarão mais de 15 dias para alcançar o destino. Em Porto Alegre, a centelha deve chegar no domingo (18) e será guardada na sede da 1ª Região Tradicionalista, no Bairro Tristeza, até o dia 7 de setembro, quando será levada até o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde se unirá à Chama da Pátria para marcar a abertura oficial do Acampamento Farroupilha.