21 setembro 2013

Após chuva de granizo, sábado foi de reconstrução no Norte do RS

Em Nonoai, RS, cerca de 3 mil casas foram danificadas
(Foto: Giulia Perachi/RBS TV)
Durante todo o dia, moradores da Região Norte do Rio Grande do Sul correram contra o tempo para tentar reconstruir o que o granizo danificou. Segundo a Defesa Civil, quase 3,5 mil casas tiveram estragos, sendo 3 mil apenas em Nonoai. Os 10 minutos de chuva na madrugada deste sábado (21) foram suficientes para atingir 80% das casas do município.

O estrago maior foi nos telhados, deixando algumas casas inundadas. Por isso, 14 mil metros quadrados de lona foram distribuídos pela prefeitura aos moradores mais atingidos. Parte do material foi comprado em um município vizinho, já que os estoques das lojas da cidade acabaram.

O único hospital de Nonoai também teve o telhado danificado, ocasionando um prejuízo de pelo menos R$ 150 mil. A água invadiu salas de três escolas, e as aulas foram suspensas por tempo indeterminado. A prefeitura vai encaminhar pedido de situação de emergência à Defesa Civil na próxima segunda-feira (23).

Enquanto isso, o jeito é improvisar. “Os colegas e amigos estão se reunindo, se ajudando, sendo solidários, emprestando telha. Os que podem ajudam com serviço”, conta a técnica em enfermagem Rosângela Nunes.

Outro município da região que decretou situação de emergência foi Gentil. Pelo menos 300 casas foram atingidas. O tamanho das pedras de gelo, algumas parecidas com um ovo, impressionaram. Já em Santo Antônio do Palma, cidade vizinha, o granizo causou prejuízos em cerca de 100 residências.

Os volumes de chuva mais altos foram registrados no Norte e na Serra do Rio Grande do Sul. A cidade onde mais choveu foi Lagoa vermelha, onde o acumulado desde a manhã de sexta-feira (20) até a manhã de sábado chegou a 90 milímetros, cerca de 70% da média mensal do município. O vento atingiu 73 quilômetros por hora.

Em Porto Alegre, o acumulado foi de 27 milímetros em um dia de chuva. A previsão para domingo é de tempo instável, e as temperaturas voltam a cair.