Tratores de alta potência passarão a ser fabricados no Brasil (Foto: Divulgação/John Deere) |
A empresa norte-americana John Deere anunciou nesta segunda-feira (9) o investimento de US$ 40 milhões (R$ 91.448 milhões, conforme cotação do dia) no Rio Grande do Sul. O objetivo é aumentar produtos e serviços. A fábrica de tratores em Montenegro, na Região Metropolitana, será ampliada, e começarão a ser produzidos no estado veículos de alta potência da Série 8R. A linha, segundo a empresa, tem desempenhado chave nos sistemas de alta produção agrícola no mundo.
"A decisão de fabricarmos os 8R em Montenegro permitirá que estas máquinas estejam disponíveis para financiamento pelo Finame", disse Mark Von Pentz, presidente mundial da Divisão Agrícola da Deere. O financiamento ocorre por intermédio de instituições financeiras credenciadas para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional, credenciados no BNDES.
Atualmente, os tratores 8R são fabricados em Waterloo, Iowa, nos Estados Unidos, que continuará a produção para os mercados globais. A companhia divulgou ainda que a reconfiguração da fábrica de Montenegro começará no final deste ano. A expectativa é que a produção brasileira dos novos modelos comece em 2015, resultando em crescimento da rede de fornecedores na região.