22 setembro 2013

Incubadora agrícola tenta atrair jovens do RS para o meio rural

Imagem: Reprodução TBS TV
O município de Porto Vera Cruz, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, conta agora com uma incubadora agrícola. Trata-se de um espaço para a especialização no meio rural que pode atrair a atenção dos jovens, como mostra reportagem do Campo e Lavoura, da RBS TV.

Para participar é necessário ter mais de 16 anos. Os jovens se reúnem duas tardes por semana para planejar e trabalhar. Em três hectares, eles cultivam diversos produtos, como mandioca, pepino e melancia, tudo sem agrotóxico. Todo o dinheiro arrecadado com a venda será dividido entre os participantes.

O projeto foi criado pelo empresário Noli Claudemir Backes em homenagem ao filho que morreu em um assalto há 7 anos em São Leopoldo, onde o Instituto Lenon, que leva o nome do jovem, começou. Natural de Porto Vera Cruz, ele resolveu começar a vida novamente após a perda, mas com outro objetivo.

"Com a morte do Lenon, decidimos voltar a Porto Vera Cruz. Chegando aqui, trouxemos o núcleo do Instituto Lenon junto. Em um 1º momento, eram apenas oficinas, e agora temos a incubadora", explica Backes.

A ideia é ampliar as ações para geração de renda na propriedade com um viveiro de mudas e a fruticultura. Além da incubadora agrícola, foi montado também um laboratório de informática, onde faltam alguns ajustes para começar a funcionar.  Há ainda a escolinha de futebol, que tem 40 crianças inscritas.