13 setembro 2013

Professores decidem suspender a greve do magistério no RS

Decisão ocorreu em uma assembleia realizada no Centro de
Porto Alegre (Foto: Divulgação/Arquivo)
Após 19 dias de paralisação, está encerrada a greve dos professores da rede estadual do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (13), em Porto Alegre. As aulas devem ser normalizadas a partir da próxima segunda-feira (16).

A assembleia da categoria reuniu centenas de professores ligados ao Cpers-Sindicato no Largo Zumbi dos Palmares, na região central da capital. Deixado de toldos e sob forte calor, eles debateram o movimento antes de iniciarem a votação sobre o fim ou não da greve.

Dos nove professores que falaram ao microfone, seis defenderam a proposta do comando da greve do Cpers pelo fim da paralisação. Foram vaiados pelos presentes. Mas na hora da votação, a maioria optou pela suspensão da greve e retomada das aulas.

Segundo a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, o comando de greve decidiu encerar o movimento por que não consegui mobilizar “alguns núcleos” do sindicato. “Segunda-feira voltamos normalmente às aulas, mas vamos continuar mobilizados discutindo as reinvindicações”, declarou.

A adesão ao movimento foi considerada baixa. Conforme o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), apenas 3.554 professores dos 79.370 da rede estadual paralisaram totalmente as atividades, o equivalente a 4,47%.

A categoria, no entanto, conseguiu algumas vitórias. Uma delas foi a decisão liminar concedida pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS) nesta semana, que proibiu o governo do Estado de cortar o ponto ou descontar os salários dos professores pelos dias não trabalhados.

Além disso, durante as negociações com o Cpers, a Seduc se comprometeu a atender alguns itens da pauta de reivindicações da categoria, o que ainda não se sabe se será cumprido após o rompimento do diálogo entre as partes.

O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, convocou uma entrevista coletiva no final da tarde desta sexta-feira (13) para se pronunciar sobre o fim da greve e o calendário de recuperação das aulas perdidas.