18 setembro 2013

REDE VERZERI: “Sensibilização para a mudança de cultura”

Ir. Denise e Ir. Maristela
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio recebeu na quinta-feira, 12 e sexta-feira, 13 a visita da diretora do Colégio Sagrado Coração do Jesus de São Borja, Ir. Maristela Ganassini. A profissional está envolvida em um projeto que envolve as lideranças de Hospitais, Escolas e Centros de Formação integrantes da Rede Verzeri. A iniciativa envolve grupos de trabalho que atuam com diferentes temáticas, cabendo a Ir. Maristela abordar a ‘Sensibilização para a mudança de cultura’.

“O objetivo é sensibilizar, mostrar nossa realidade e tornar ainda mais conhecida a Rede Verzeri, para que os colaboradores possam, no dia a dia, conhecer e falar sobre o carisma, a missão, os valores e princípios da Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Ao mesmo tempo, buscamos que estejam abertos às mudanças institucionais e conheçam o trabalho que é feito nas unidades”, explica a diretora.

Divididos em três turmas, os colaboradores do HSVP inicialmente conheceram o projeto, seu objetivo e justificativa, com a explicação do que é uma rede, sua formação por elos e o que significa trabalhar em rede com uma linguagem coletiva que seja compreendida por todos. “Depois trabalhamos um pouco da história do início da Congregação, o ano em que Tereza Verzeri nasceu, como fundou a Congregação, os primeiros anos, para onde nos espalhamos e as missões das Irmãs no Brasil e no exterior”, complementa Ir.
Maristela.

A atividade também envolveu informações sobre a Associação de Literatura e Beneficência (ASLB), mantenedora civil da Rede Verzeri, e a Província, que cuida da parte religiosa. “Também mostramos um pouco da organização e entramos especificamente em cada unidade, apresentando as cinco escolas da Rede, quantos colaboradores e Irmãs atuam e quantos alunos são atendidos em cada uma delas. O mesmo foi feito com os hospitais, falando sobre os médicos e os atendimentos mensais realizados. Assim, eles começam a ter uma noção da amplitude do trabalho desempenhado pela Rede”, conclui a diretora.

Esta é a primeira parte do projeto, que terá novo módulo em 2014. Outros encontros ocorrem simultaneamente, com a equipe das relações interpessoais trabalhando com pesquisas nas unidades e a equipe de governanças atuando junto à mantenedora, na elaboração de um novo perfil da Rede Verzeri.