10 setembro 2013

SETREM: Palestrante falou sobre a responsabilidade social do administrador

Na foto: Marcelo Recktenvald e Sandro Ergang, vice-diretor 
do Ensino Superior da SETREM
Estudantes do curso superior em Administração da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) participaram, na segunda-feira, 9, de uma palestra com o administrador Marcelo Recktenvald, atividade que fez parte das comemorações ao Dia do Administrador, celebrado em 9 de setembro. O profissional é colaborador da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó e tratou do tema: O administrador e a responsabilidade social do profissional em administração.
             
“Trouxemos aos acadêmicos algumas reflexões periféricas, voltadas à prática, quanto ao estilo de vida do profissional em administração e seu papel junto às instituições, os desafiando a fazerem a diferença na sociedade”, explica Recktenvald. O mestre ressaltou a importância do papel do indivíduo frente à responsabilidade social, pois, segundo ele, por mais que as instituições se comprometam, elas são construídas a partir do relacionamento entre pessoas. “Você não consegue ter uma empresa responsável socialmente a partir de indivíduos que não fazem a sua parte. Queremos fazê-los refletir sobre o que podem fazer a partir de tantas necessidades existentes nas comunidades”, complementa.

O administrador ressalta que existem várias oportunidades de colocar em prática a responsabilidade, até mesmo as feitas com o uso de um ponto de vista utilitarista, buscando a venda de uma boa imagem pessoal ou empresarial. “É claro que não é isso que defendemos, pois queremos essa responsabilidade social como estilo de vida, algo que acontece naturalmente quando a pessoa percebe as necessidades em seu redor. Existe muito espaço nas empresas para isso, pois há toda uma linha de sustentabilidade e de responsabilidade com o indivíduo, partindo desde pequenas ações sociais até projetos que geram grande impacto positivo. Todas estão sendo valorizadas”, garante Recktenvald.

O mestre afirma que um dos grandes desafios a ser consolidado é o de as empresas valorizarem ainda mais os profissionais administradores que trazem consigo a responsabilidade social. “Tem sido uma tendência e algo positivo. É uma postura que já vem sendo levada em conta como forma de seleção, pois avalia o perfil do indivíduo antes dele ingressar na empresa. Se essa empresa já tem o seu desafio junto à comunidade estabelecido e busca profissionais que estejam alinhados a esta visão, este perfil costuma ser valorizado”, conclui.