30 outubro 2013

Alunos da SETREM apresentam trabalhos na Mostratec

Jackson Mireski e Luciana Ruaro foram orientados pelos
professores Tiago José Pasieka e Ana Maria Sipp Machado
O Curso Técnico em Informática (CTI) da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) esteve muito bem representado na Mostratec, um dos principais eventos educacionais do país, realizada na semana passada em Novo Hamburgo. No Parque da Fenac, os alunos e estagiários do curso, Jackson Mireski e Luciana Ruaro, apresentaram os trabalhos: Desenvolvimento de Browser e Aplicação Web de Controle de Portaria, que foram orientados pelos professores Tiago José Pasieka e Ana Maria Sipp Machado.
               
Pasieka acompanhou os alunos no evento. Ele conta que a Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato e destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. A edição deste ano contou com a participação de 350 projetos de pesquisa do Brasil e de outros 27 países, além de eventos paralelos, como o SIET- Seminário Internacional do Ensino Técnico, o Salão de Inovação, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. O professor ressaltou que a Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.
               
O professor afirma que a participação dos alunos no evento foi muito importante, pois, segundo ele, os conhecimentos adquiridos são únicos com tanta diversidade de jovens cientistas de diversos países expondo suas ideias e preocupados com o futuro do mundo. "Os projetos apresentados foram de alto nível, a maioria voltados à sustentabilidade e acessibilidade. Com isso, nossa participação foi valiosa, pois comprova que o ensino da SETREM está competindo com as mais diversas instituições do mundo, trazendo um ânimo ainda maior para continuar melhorando cada vez mais o nosso ensino". Pasieka comenta que junto ao evento aconteceram palestras sobre educação, atividades em que diversos professores da América Latinha expuseram suas experiências de ensino. A maioria deles enfatizou que o futuro da educação deve ser dar por meio de pesquisas e projetos desde a educação infantil até a graduação, método este que o Curso Técnico em Informática da SETREM já pratica há alguns anos", destacou.
               
Para o aluno Jackson Brites Mireski, participar da Mostratec representou um grande passo na busca de seus objetivos: ter sempre mais conhecimento na área de informática. "No momento em que começou já foi possível ver o tamanho da feira, desde o grande público que passou pelos estandes até o pessoal dos demais continentes. Experiência própria: estar cercado de pessoas inteligentes faz com que você 'pareça' mais inteligente. A experiência é única, de tal forma que só estando lá pra saber. Foi um desafio e tanto", finalizou.