27 outubro 2013

Apae sorteia carros e planeja Centro de Referência

Dois automóveis forma sorteados(Foto:Alexandre de Souza)
A Associação de Pais e Amigos dos Especiais (Apae) de Três de Maio comemorou 44 anos de fundação. A entidade sorteou nesse domingo, 27, dois automóveis da própria instituição. A Kombi saiu para a empresa SOS Master Guinchos e o automóvel Gol para a Tarumã. Conforme o presidente Vilson Foletto, aproximadamente 1,6 mil Kg de carne foram assados.

Ao longo dessas mais de quatro décadas, graças ao espírito voluntário da comunidade e a visão das pessoas que dirigiram a entidade, a Escola Hellen Keller é hoje um dos estabelecimentos de Educação Especial considerado modelo para Apaes de todo o Estado. Atualmente, a escola conta com 213 alunos, dos zero aos 64 anos. A maioria é do município de Três de Maio, mas a escola também tem estudantes de São José do Inhacorá e Doutor Maurício Cardoso. A escola oferece atendimento nas áreas da saúde, assistência social e educação. Uma equipe completa de profissionais dá o suporte para os alunos e suas famílias.

A comunidade tem um carinho especial com a Apae, sempre atende aos chamados e contribui com a escola. Um exemplo é a contribuição no Bingo SOS Apae, o qual tem colaboradores há mais de 20 anos. O valor da contribuição é R$ 25,00 mensais. Hoje, mais de 700 pessoas contribuem,  mas a meta é ampliar este número. Além das doações da comunidade, a Apae é mantida com recursos do governo federal, estadual e municipal.

Foram assados cerca de 1,6Kg de carne
(Foto: Alexandre de Souza)
Com 60 colaboradores em todas as áreas e mais de 35 pessoas que desenvolvem trabalho voluntário em sua diretoria, a meta é tornar a Apae de Três de Maio um Centro de Referência no atendimento para pessoas com deficiência. A entidade conta com profissionais de educação física, neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, dança, psiquiatria e pedagogia. Cada aluno, independente da idade, tem seu ritmo de aprendizado para vencer seus desafios. Na escola, eles são bem recebidos e tratados por profissionais que acreditam na capacidade de superação deles.

Para se credenciar como Centro de Referência, será necessário ampliar o espaço físico da escola. Várias ações estão sendo desenvolvidas para obter os recursos necessários para financiar esse importante investimento.