A palestra magna de encerramento foi realizada pelo empresário Jorge Gerdau |
O XII Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS e Exposição de Produtos e Serviços de Saúde (CONSAÚDE) foi realizado de 17 a 19 de outubro no Centro de Eventos do Hotel Serra Azul, de Gramado/RS. O evento, que acontece a cada dois anos, é promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul e, nesta edição, abordou o tema: "Rede Hospitalar Filantrópica: a integração que faz bem à saúde. Representaram o HSVP a Diretora Geral, Ir. Denise Cristina Miranda, a Diretora Financeira, Ir. Fátima Mello, o Diretor Executivo, Samuel Meoti, o Gerente de Atendimento, Gelson Schneider e a Gerente Administrativa e de Infraestrutura, Eliane Amaro Arenhart.
"O CONSAÚDE 2013 foi palco de debates sobre essa integração, criando a oportunidade de avaliar o que mais pode ser feito em prol da saúde da população gaúcha, debater sobre as lacunas existentes em nosso sistema público de saúde e quais as ações que serão necessárias para sua melhoria", explica Ir. Denise. Simultaneamente ao Congresso, foi realizada a Feira de Produtos e Serviços Hospitalares, espaço que teve a finalidade de aproximar os hospitais de seus fornecedores.
A Rede Hospitalar Filantrópica no Rio Grande do Sul é composta por 245 hospitais filantrópicos espalhados por mais de 200 municípios. "Todos de braços dados, trabalhando única e exclusivamente com o objetivo de bem atender à saúde dos gaúchos. A união destes hospitais resulta na referência de atendimento. Além de dar exemplo a outros estados, muitas vezes é pelas ações destas entidades que a voz de quem luta pela saúde ecoa no cenário nacional", exalta Ir. Denise.
CONSAÚDE 2013 foi dividido em painéis
O evento foi dividido em cinco painéis, tratando das seguintes temáticas: a integração do SUS - o papel da União, dos estados e municípios; atualidades na gestão econômica e financeira. Planejamento orçamentário: custos, receitas, investimento e fluxo de caixa; atualidades em gestão de materiais - padronização de insumos e rastreabilidade, seleção de fornecedores, qualificação e avaliação, sistemas de compras, logística e parcerias; atualidades na gestão de pessoas - mercado profissional, recrutamento e seleção, sistemas de avaliação, sistemas de remuneração e desenvolvimento; atualidades na gestão assistencial - segurança (acreditação), gestão de riscos, avaliação do processo assistencial, humanização e relacionamento com o corpo clínico.
A palestra magna de encerramento foi realizada pelo empresário Jorge Gerdau, que versou sobre liderança e redes, com destaque especial para a busca da qualidade e a sua experiência no Programa Gaúcho de Qualidade (PGQP). Gerdau destacou sua obsessão por processos, ajustes, alinhamento, revisão e liderança sobre a cadeia de atuação, ressaltando que o grande processo dos processos é a governança.