Nova alternativa para as propriedades rurais |
O Seminário Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) realizado na manhã de sexta-feira, 4, no auditório do campus da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) demonstrou que esta é uma alternativa viável para aumentar a produtividade, produzir alimentos, gerar empregos, agregar renda na propriedade rural e diminuir impactos ambientais oriundos da atividade agrícola. A iniciativa foi promovida pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).
O Diretor Geral da SETREM, Flávio Magedanz, destacou a importância que o evento representa para a Instituição, que há 92 anos tem se dedicado em oferecer cursos técnicos e superiores que atendam à demanda de toda a região. "Desejamos que as sementes lançadas na Instituição neste evento produzam bons frutos, pois a semente lançada é o início de toda e qualquer iniciativa".
O prefeito municipal de Três de Maio, Olívio Casali, classificou o evento como um momento inédito e inesquecível. "Abrem-se as portas para um novo tempo, voltado ao desenvolvimento da agricultura e pecuária leiteira. Mas, para que isso aconteça, precisamos que a tecnologia esteja mais próxima", frisou. O deputado federal Elvino Bohn Gass afirmou que a integração de todos os setores da sociedade devem se fazer presentes nesse processo. Segundo ele, é preciso que todos trabalhem em rede, articulados, para o desenvolvimento da região. "Precisamos integrar pesquisa e extensão e, a partir daí, criar possibilidades para atrair os investimentos".
Em seu pronunciamento, o deputado federal Osmar Terra destacou a importância que a Instituição tem para o Estado e país, com seus investimentos voltados na oferta de cursos que qualificam pessoas em diversas áreas, dentre elas à do agronegócio. "A SETREM é um exemplo, pois é a instituição de ensino que mais ajuda a desenvolver a região". O parlamentar acrescentou que, embora não tenha sua atuação em Brasília voltada à agricultura e sim à saúde, está à disposição para atender aos anseios dos agricultores.