23 novembro 2013

Chuva e umidade excessiva do solo prejudicam plantio de grãos no RS

Chuvas retardaram plantio dos grãos de verão, como o
milho (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)
O volume de chuva e o excesso de umidade atrapalharam o plantio de grãos de verão no Rio Grande do Sul. De acordo com o informativo conjuntural divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), as culturas mais atingidas no estado foram as de milho, soja e arroz.

Mesmo com o atraso registrado no plantio da última semana, a atual safra de milho permanece à frente na comparação com anos anteriores, com 74% das lavouras semeadas. As áreas cultivadas há mais tempo têm sido beneficiadas pelas condições climáticas, principalmente as que começaram a entrar em floração, fase mais suscetível à deficiência hídrica, que totaliza 16% do total plantado no estado, segundo a Emater-RS.

A soja também teve o ritmo de plantio alterado por causa da chuva. A atual safra atinge 48% da área semeada, com 46% tendo germinado em boas condições, como aponta o levantamento. Casos pontuais registraram problemas com o padrão de desenvolvimento.

Os produtores de arroz tiveram prejuízos para finalizar o plantio para a safra do ano que vem, especialmente nas lavouras próximas a Lagoa dos Patos e na região da Depressão Central. A chuva e a excessiva umidade do solo frearam os trabalhos de condução, como aplicação de inseticidas e fertilizantes.