26 novembro 2013

Delegado determina sindicância para investigar policial preso no RS

Inspetor foi autuado por embriaguez ao volante na
Zona Sul de Porto Alegre
O delegado Paulo Grilo, da Corregedoria-Geral da Polícia Civil (Cogepol) do Rio Grande do Sul, determinou nesta segunda-feira (25) a instauração de uma sindicância administrativa para apurar a conduta do inspetor que foi preso por suspeita de embriaguez ao volante na madrugada de sábado (23) na Zona Sul de Porto Alegre. O homem de 56 anos será investigado por ter cometido uma transgressão disciplinar e também por supostamente ter ingerido bebida alcoolica em serviço.

“Recebemos o flagrante na Cogepol e determinei a instauração do procedimento administrativo. Em tese, ele pode ter ingerido bebida alcoolica em serviço. Também será apurada a responsabilidade dele no âmbito penal”, afirma Grilo. O policial não será afastado de suas funções enquanto a investigação estiver em andamento.

O inspetor integra o Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) e pertence ao quadro de servidores da Polícia Civil desde 1982. Além de se recusar a fazer os testes do bafômetro, de sangue e urina, ele tentou fugir e trocou empurrões com PMs.

Após ser preso em flagrante por embriaguez ao volante, o agente pagou fiança de cerca R$ 400 e vai responder em liberdade.

O inspetor foi abordado em uma blitz da Brigada Militar por volta das 3h30, na Avenida Coronel Marcos, na capital. Segundo a BM, ele estava com uma viatura discreta da Polícia Civil e se recusou a fazer testes toxicológico e de bafômetro. O homem tentou pegar uma pistola, mas foi impedido pelo policial militar, que ordenou a sua permanência dentro do automóvel.

Na chegada do inspetor ao Palácio de Polícia, onde são lavrados os flagrantes de trânsito, o inspetor tentou fugir e, em seguida, trocou empurrões com um policial militar. De acordo com a BM, por ter se recusado a fazer os testes, o homem foi autuado e preso por flagrante de embriaguez ao volante. O agente ainda foi multado em R$ 1.915,40 e terá sete pontos na carteira de habilitação.