27 novembro 2013

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Alimentação saudável pode reduzir em até 40% as chances 
do aparecimento da doença
O Dia Nacional de Combate ao Câncer é lembrado em 27 de novembro. O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. Um dos fatores preocupantes é que a doença é a segunda causa de morte no Brasil, inferior apenas aos óbitos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).
   
Segundo o médico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, Gidione Bombassaro, as causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. “As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Temos observado uma incidência grande de novos casos de câncer. Percebemos a angústia do paciente e seus familiares ao se depararem com o diagnóstico, que marca o início de um período com muitos desafios, luta, tratamento, prognóstico e aceitação. Mas não podemos desistir diante das dificuldades. O importante disso é acreditar, ter apoio de todos, inclusive da família”, ressalta.
     
A detecção precoce de câncer certamente beneficia o paciente e sua família. A maioria dos cânceres apresenta uma história clínica com antecedentes pessoais e familiares que permitem uma seleção inicial das pessoas de maior risco que precisam de uma avaliação clínica direcionada, com indicação de exames complementares adequados. “Porém, a prevenção deve ser o ponto mais importante a ser abordado, embora nem sempre seja possível impedir o aparecimento das células cancerígenas, a modificação de alguns hábitos de vida pode reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer”, complementa Adriane Freoder Kleinpaul, enfermeira do HSVP. “Sempre que surgir algo de diferente em seu organismo, procure um médico, pois a prevenção ainda é a melhor opção e a forma de tratar e de recuperação é mais rápida”, conclui Bombassaro.

Dicas para se proteger do câncer:
- Pare de fumar! Esta é a regra mais importante na prevenção;
- Uma alimentação saudável pode reduzir em até 40% as chances do aparecimento de câncer;
- Evite ou limite a ingestão de bebida alcoólica;
- Pratique atividades físicas de forma regular;
- Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Sempre use protetor solar;
- Realize diariamente a higiene oral;
- Mulheres deverão realizar o exame preventivo anualmente e, a partir dos 40 anos, a mamografia;
- Homens a partir dos 50 anos devem fazer a investigação do câncer de próstata anualmente;