27 novembro 2013

Polícia prende dois dos maiores assaltantes de banco do Estado

Ação apreendeu fuzil, colete a prova de balas, rádio
comunicador, roupas de vigilantes e munição
(Foto: Roberto Azambuja / Agência RBS)
Dois dos principais assaltantes de banco do Estado presos no início da noite desta terça-feira no bairro Jardim Leopoldina eram da escola do Cafuringa, que está preso na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Eles cometeram seis assaltos a banco em Porto Alegre e na Região Metropolitana, só este ano.

Depois de realizar as prisões, a Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas casas dos assaltantes Rafael Oliveira de Azambuja, 25 anos, e Jairon Rodrigo Marins da Silva, 24 anos, sendo o segundo foragido da Justiça.

Nas casas foram encontrados um Fuzil .30, colete a prova de balas, rádio comunicador e roupas de uma empresa de vigilância, que provavelmente seria usado em outro roubo, além de farta munição.

O último assalto cometido pela dupla ocorreu no dia 14 de novembro em um banco no centro de Gravataí.

— Apesar de novos, tinham uma experiência muito grande por serem da escola do Cafuringa. Depois que ele foi preso, eles assumiram as funções. Agem há pelo menos dois anos na Zona Norte de Porto Alegre e em Gravataí— disse o delegado Joel Wagner, titular da delegacia de roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Segundo o delegado, eles agiam com "elegância, tinham informações privilegiadas e arquitetavam as ações com precaução para não chamar atenção da polícia".