28 novembro 2013

SETREM obtém melhor desempenho entre as escolas da Fronteira Noroeste

Parte da equipe de professores da Educação Básica da
SETREM (Foto: Ass.Comunicação da SETREM)
O Centro de Ensino Médio da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) tem um excelente motivo para comemorar, pois obteve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012 entre todas as escolas da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. O ranking considera a média da soma das notas das quatro competências avaliadas no Exame: matemática, ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, sem levar em conta a nota da redação, metodologia utilizada pelos principais órgãos de imprensa de todo o país. No Estado, a Instituição conquistou a 42ª colocação, num total de 918 escolas avaliadas. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo ENEM.
               
Segundo Marilei Assini, vice-diretora da Educação Básica da SETREM, este resultado é fruto do trabalho que vem sendo realizado em todas as questões que perpassam o ensino. "Continuamente realizamos análises de todos resultados de avaliações e, a partir delas, há um planejamento para melhoria do desempenho em cada área. Nos últimos anos viemos evoluindo nesse desempenho, em um processo de crescimento constante. Esse avanço passa pela melhoria da qualidade em sala de aula, valorizando o papel do professor e o empenho dos alunos", destaca.
               
                Referência em qualidade
               
Marilei ressalta que a SETREM sempre participou de todas as avaliações possíveis. "Sempre nos empenhamos para estar de portas abertas a todas as ferramentas avaliativas externas, pois elas são muito importantes. É através dos resultados que temos um feedback de nosso trabalho, possibilitando a verificação de onde estamos bem e onde precisamos melhorar", explica a vice-diretora do Centro de Ensino Médio.
               
"Nosso trabalho com a educação está consolidado como uma boa referência regional em qualidade no ensino. Conseguimos oferecer aos estudantes que escolhem a Educação Básica da SETREM um local de muito estudo, com um planejamento contínuo das atividades oferecidas pelos professores. Alicerçado a isso está a confiança que as famílias oferecem para nós, acreditando em nosso trabalho, o que representa um importante retorno quanto à qualidade de nossa educação", complementa Marilei.

                Rede Sinodal com ótimo desempenho
               
"No geral, todas as escolas da Rede Sinodal têm tido ótimo desempenho nas avaliações do ENEM. Isso é fruto de um trabalho individual de cada uma delas, mas também da formação continuada que é feita em conjunto nas mais diversas áreas. Existe um planejamento contínuo para fortalecer o ensino enquanto Rede", conclui Flavio Magedanz, diretor geral da SETREM.