03 dezembro 2013

Berço automatizado é produzido no curso de Engenharia

Unir teoria e prática no desenvolvimento de um produto
novo e funcional foi o desafio apresentado aos estudantes
Acadêmicos do 8º semestre do curso de Engenharia de Produção da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) foram desafiados a desenvolverem um produto novo e funcional. A iniciativa fez parte do componente curricular Prática de Produção III, ministrado pelos professores Alexandre Chapoval e Renata Casali. Entre várias boas ideias, está a dos estudantes Maiquel Batista, de Santa Rosa, Eduardo Wagner, de Três de Maio e Laercio Stern, de Horizontina. Eles criaram um berço automatizado, movido à energia elétrica, que balança automaticamente em um leve movimento  que objetiva acalmar o bebê.
             
"A proposta dos professores foi a de planejar e desenvolver um produto relacionado às áreas mecânica, de automação ou alimentícia. Optamos pela parte de automação e então surgiu a ideia de um berço automatizado, um produto que pode oferecer comodidade aos familiares e a todos que cuidam de uma criança", explica Batista. Com o uso de softwares, foram projetadas as partes mecânica e elétrica. "Para a montagem utilizamos peças de ferro, madeiras nobres tiradas de um berço existente, polias de esteiras e materiais reciclados, como toda a relação que faz a parte de redução", complementa.
             
                Empresas parceiras
               
"Como acadêmico, destaco a importância das empresas que fizeram parceria com nós neste projeto, oferecendo mão de obra e equipamentos. Nós apresentamos o conhecimento e uma ideia, e eles nos auxiliaram. É uma troca e o curso se enriquece desta forma. Uma empresa que nos auxiliou foi a Casa dos Consertos, com sede em Santa Rosa, que atua na linha de bicicletas. A outra foi a MJB, de Três de Maio, que doou barras roscadas, rodinhas e outros materiais", agradece Batista.