03 dezembro 2013

Pais se mobilizam por vagas em turno integral na educação infantil em Três de Maio

A discussão foi bastante disputada (Foto: Paulo Marques)
Uma reunião foi realizada no inicio da noite desta segunda-feira (02) na Câmara de Vereadores de Três de Maio, envolvendo pais, vereadores e o secretário de educação professor Ernani Henn. É importante salientar, que o secretário atendeu um convite do vereador Cesar Fontoura, e todos os vereadores participaram, encontro que teve o aval do presidente do legislativo ver. Alexandre Classmann.

Uma nova lei nacional, diz que crianças a partir de 4 anos de idade devem obrigatoriamente frequentar a série inicial em uma escola de educação infantil, e diz também, que é obrigação dos municípios garantir a vaga para todas as crianças. Até este ano corrente, estas crianças frequentam as creches em turno integral.

A nova lei que entra em vigor em 2014, diz que o poder público municipal deve dispor no mínimo 4h dia, o que não impede de ser turno integral. O secretário Ernani, teme que a demanda de crianças seja em número muito grande, e que o município não está preparado para receber estas crianças em turno integral, e prefere esperar as matriculas para então dizer se irá dispor de vagas para as crianças em turno integral. As crianças com idade até 3 anos e 11 meses, permanecem frequentando as creches.

Pelo lado dos pais que compareceram em grande número no plenário da Câmara de Vereadores, eles entendem que o município não se preparou para receber a nova lei, e questionaram inclusive a obra parada da EMEI do bairro Guaíra que teve inicio a cerca de 4 anos, e tinha como data de inauguração o mês de fevereiro de 2012, sendo que no momento não possui uma data para ser colocada a disposição da Secretaria Municipal de Educação. Questionam também, o fato de não ter sido realizada uma audiência pública para debater a situação. O assunto foi debatido em reunião com o Conselho Municipal de Educação.

Ao fundo prédio em construção, e a placa mostra a data de
inicio e data prevista para entrega da obra
(Foto: Paulo Marques)
Os pais não aceitam a opção feita pelo poder público, e querem uma solução para a criação de vagas, sugerindo até mesmo a compra de vagas em escolas particulares até que uma outra solução seja encontrada.

Após o encontro que durou cerca e uma hora meia, o vereador Cesar Fontoura sugeriu que os pais criassem uma comissão para dar seguimento as tratativas com o secretário Ernani. A sugestão foi aceita, e os pais continuaram reunidos em uma outro local, analisando o encontro e projetando o próximo que poderá ser uma reunião com o secretário.