03 junho 2009

Agricultores devem retomar protestos na região do Alto Uruguai nesta quinta

Agricultores atingidos pela seca bloquearam agências bancárias em cidades do norte do Estado, nesta quarta-feira. Insatisfeitos com os recursos liberados pelo governo federal, eles querem mais dinheiro para amenizar os prejuízos com a estiagem. As agências foram liberadas no final da tarde, mas os protestos deverão se espalhar pela região do Alto Uruguai nesta quinta-feira.
Em Três Passos, o protesto começou pela manhã com bloqueio da agência do Banco do Brasil, que foi fechada. O local somente foi desocupado por volta das 13h, quando os agricultores ocuparam a agência do Banrisul.
Em Constantina, foram bloqueadas agências do Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil. Em Sananduva, os agricultores montaram vigília, mas não chegaram a impedir o acesso aos bancos.
O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Altemir Tortelli, avalia que as negociações avançaram, mas ainda não atendem as reivindicações dos agricultores.
O presidente da Famurs, Elir Girardi, reforça a intenção de paralisar serviços das prefeituras gaúchas. A intenção, segundo ele, é chamar atenção sobre a necessidade de ampliar os recursos para cidades afetadas pela seca.
O Rio Grande do Sul tem hoje 261 municípios em situação de emergência devido a estiagem.