08 junho 2009

Dnit inicia recuperação total da BR-472

Uma reivindicação de longa data da região começou a ser concretrizada. Na quinta-feira(4), as primeiras máquinas da empresa Brasília Guaíba Obras Públicas começaram a trabalhar na BR-472, no trecho que liga Três de Maio a Santa Rosa. Era o sinal de que a recuperação da principal rodovia federal da Fronteira Noroeste finalmente havia começado.
Em maio, o início das obras se anunciava quando um grupo técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com atuação na região realizou a definição dos procedimentos para a execução dos serviços de recapeamento e de microrrevestimento da BR-472, entre Boa Vista do Buricá e Santo Cristo, o que permitiu que as máquinas chegassem à pista na quinta-feira. Os trabalhos foram autorizados pelo superintendente do Dnit no estado, Vladimir Casa, no início de maio, após dois meses do anúncio das obras.
Os serviços de recuperação da BR-472 estão sendo executados pela empresa Brasília Guaíba Obras Públicas. Incluída no programa Crema 2, a obra pretende realizar uma recuperação total da rodovia, com a construção de um novo revestimento asfáltico, e deverá durar cerca de dois anos. Mesmo sem detalhar os procedimentos, deverão trabalhar na recuperação da estrada cerca de 250 trabalhadores. De acordo com o engenheiro Luiz Augusto Bassani, coordenador do Dnit em Passo Fundo, no primeiro ano a prioridade será a manutenção da rodovia, enquanto a maior parte da recuperação deverá ficar para o segundo ano do contrato. Depois disso, uma nova etapa do programa, que deverá ter a duração de cinco anos, vai permitir melhorias na pista e na faixa de domínio.
A recuperação da rodovia, com a nova cobertura asfáltica, exigirá um investimento total de R$ 36,5 milhões do governo federal. De acordo com o projeto, a recuperação vai atingir o trecho entre Boa Vista do Buricá e Santo Cristo, e a empresa não revelou detalhes dos trabalhos que permitam saber qual o trecho que receberá as obras em primeiro lugar. Neste primeiro momento, máquinas leves realizam uma planificação de emergência na pavimentação, eliminando buracos e desníveis no asfalto e preparando a rodovia para as fases mais profundas da recuperação. A definição do planejamento das obras deve estar concluído na próxima semana, afirma Bassani. Em duas ou três semanas, a empresa, que mantém um escritório em Três Passos, deverá se instalar em Santa Rosa, de onde comandará as obras na região.
Com a nova cobertura asfáltica, além de tapar os buracos existentes e retardar o surgimento de novos, a rodovia será novamente planificada, eliminando os desníveis provocados pela sobreposição sucessiva de camadas asfálticas resultantes das operações de recuperação parcial da rodovia, conhecidas como tapa-buracos. O trabalho compreende a retirada da camada danificada e a reconstrução do asfalto. A empresa alerta os motoristas para respeitarem a sinalização e reduzam a velocidade onde a equipe estiver trabalhando.