O sistema aeroportuário do Estado tem prevista a aplicação de R$ 36 milhões até o final deste ano. O investimento foi anunciado pelo secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, nesta terça-feira (16), ao assinar termo de contrato para prestação de serviços no aeroporto de Santo Ângelo, no valor de R$ 48,4 mil. O documento prevê elaboração de projeto final para obras de reforço e restauração de pavimento na pista de pouso e decolagem, com extensão de 1,67 mil metros, taxiway e do pátio de aeronaves do complexo regional.
O secretário revelou que o contrato para reforma do terminal de passageiros naquele terminal já está na Central de Licitações do Estado (Celic). "O ajuste das contas públicas permite investimentos, com contratação de novos projetos aeroviários", considerou o dirigente.
Andrade citou a construção do aeroporto de carga de Vacaria como exemplo da expansão do sistema aeroviário estadual. Apontou ainda a reestruturação da pista do aeroporto de Santiago e a inauguração de linha regular noturna entre Porto Alegre e Rio Grande, viabilizada em razão da sinalização para operações visuais implantada em 2008.
Em abril passado, o governo do Estado autorizou a pavimentação da RS-218, entre o trecho de acesso ao aeroporto de Santo Ângelo até Catuípe. O prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, avaliou a reforma do complexo aeroportuário como obra estratégica para o desenvolvimento da região. Participou da audiência o diretor do Departamento Aeroportuário (DAP), Fernando Coronel.