O início desta semana de retomada das aulas em escolas públicas e particulares foi marcado por orientações a respeito da gripe A em todo o Estado. Nos colégios privados, principalmente, cartazes explicativos foram espalhados pelos prédios.
No Colégio Estadual Protásio Alves, dois compartimentos com álcool gel foram instalados na instituição para o uso dos mais de 3 mil alunos. Alguns banheiros seguem interditados. De acordo com a direção da escola, uma reunião nesta manhã, antes do início das aulas discutiria o tipo de orientações a serem passadas aos estudantes.
Cartazes explicativos foram espalhados no Colégio La Salle Santo Antônio e os professores conversavam com os alunos, sobre como evitar a nova gripe, antes do sinal para entrarem nas salas de aula.
Em São Leopoldo, as aulas foram retomadas às 8h30min na Unisinos. Todos os banheiros foram adaptados com sabão líquidos e papel toalha. A universidade também distribuiu faixas informando sobre as preocupações e os cuidados que devem ser tomados com relação a gripe A. A maioria dos alunos da Unisinos está mais preocupada com o prolongamento das aulas até dezembro do que com o risco de contaminação.
Em Três de Maio, além das medidas preventivas tomadas pelas escolas, os diretores também pedem a colaboração dos pais ao máximo possível.