10 agosto 2009

Juíza de Santa Maria não aceita pedido de afastamento de Yeda

A juíza federal de Santa Maria, Simone Barbisan Fortes, decidiu nesta segunda-feira não aceitar o pedido de afastamento da governadora Yeda Crusius. Segundo a magistrada, não há elementos suficientes na ação do Ministério Público Federal (MPF) de improbidade administrativa contra Yeda e mais oito pessoas.
Na decisão de duas páginas, Simone reforçou: "Destarte, cotejando os elementos acostados pelo MPF, com os reflexos práticos que tal decisão traria à sociedade, não entendo razoável o afastamento solicitado".
A juíza decidiu ainda liberar parte do conteúdo da ação. Ficou mantido o sigilo sobre dados referentes a quebra de sigilos bancários, fiscais e telefônicos e de parte das escutas do processo. Ainda não há prazo para liberação das informações de parte da ação.
A defesa de Yeda recebeu com cautela o vazamento de informações da ação na internet. O advogado Fábio Medina Osório considera que a publicação das informações da ação do MPF mostrará aos gaúchos que a governadora é inocente. O advogado teme, no entanto, que algumas informações sejam mal interpretadas.
Osório, que esteve hoje em Santa Maria, reafirmou a convicção na inocência de Yeda. Além disso, ele aguarda a decisão da Justiça para que a governadora seja excluída do processo.