Poucos dias depois de recebermos a notícia da conquista de uma vaga no Mestrado de Engenharia de Produção (Qualidade e Produtividade) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela formanda Ana Maria Fabricio, temos a alegria em confirmar a aprovação da acadêmica Elisângela Pinheiro, 27 anos, no Mestrado de Engenharia de Produção (Gerência de Projeto), da mesma universidade.
Filha de agricultores da localidade de Bom Conselho, em Quaraim, interior de Três de Maio, realizou o Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial na SETREM por meio de bolsa de estudos do Programa Universidade Para Todos (Prouni). E quem conhece a sua história, não imagina como chegou tão longe.
De família simples e poucos recursos financeiros, parou de estudar na 4ª série do Ensino Fundamental. Os pais não tinham condições de custear o transporte escolar até Vila Quaraim. “Voltei aos bancos escolares apenas quatro anos depois, em razão do pedido e auxílio do Conselho Tutelar. Completei o Ensino Fundamental no Colégio Princesa Isabel e o Ensino Médio e Técnico em Administração, no Instituto Educacional Cardeal Pacelli”.
Vitoriosa, conta que as adversidades vividas serviram como estímulo e incentivo, principalmente na graduação que exigiu muita dedicação. No entanto, destaca, ao chegar ao final do curso, sua identificação com os objetivos e ritmo de trabalho propostos pela instituição. “Almejava o mestrado e esta aprovação é, sem dúvida, consequência de meu esforço aliado à qualidade do ensino da SETREM.”
O projeto ‘Análise de Variância Aplicada à Mensuração da Umidade da Soja’, foi elaborado com base em Trabalhos de Conclusão de Curso de colegas, na empresa COCEAGRO, de Cruz Alta. “Ao concluir o mestrado quero voltar à SETREM para fazer a minha parte e contribuir para o desenvolvimento do curso de Engenharia”.