25 outubro 2009

Uruguai vai às urnas escolher seu presidente

Um ex-guerrilheiro de esquerda, um ex-presidente e o filho de um ex-ditador são os principais personagens das eleições presidenciais do Uruguai, com o seu primeiro turno neste domingo. Pesquisas de intenção de voto indicam que o candidato da Frente Ampla, José Mujica, representante da situação, tem a preferência dos uruguaios, com índices entre 45,5% e 46%.
Mujica suavizou o discurso e promete continuidade às ações do governo de Tabaré Vázquez. Para afastar desentendimentos, sobretudo com o setor empresarial, escolheu como vice o ex-ministro da Economia Anilo Astori, de perfil mais moderado. Sua imagem política foi construída de modo pouco comum. Para apresentar um perfil heroico aos jovens, Mujica, 74 anos, explora seu passado como guerrilheiro. Foi líder do Movimento de Participação Popular e ficou preso por 14 anos. Sobreviveu a nove tiros.
Filho do ex-ditador JuaBordaberry, o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, 49, representa uma renovação da tradicional legenda. Desde o início do ano, o mais jovem candidato à eleição uruguaia dedica-se integralmente à carreira política iniciada na década de 90. Foi titular dos ministérios da Indústria, Energia e Minérios e de Turismo e Esporte no governo de Jorge Batlle (2000-2005).
O veterano Luis Alberto Lacalle, 68, que conquistou a Presidência em 1989 pelo Partido Nacional (PN), tenta novo mandato. Conforme pesquisas, tem de 27% a 30% das intenções de voto e aposta nos indecisos, entre 12% e 14%. Neto de Luis Alberto de Herrera, um dos caudilhos do PN, foi eleito representante da Câmara dos Deputados em 1971 e cumpriu o mandato até o fechamento do Congresso por JuaBordaberry, que deu um golpe de Estado em 1973. Ficou preso por algumas semanas e em 1978 sofreu um atentado. Recebeu, junto com dirigentes do PN, uma garrafa de vinho de um anônimo. Nenhum dos destinatários consumiu a bebida, exceto Cecília Fontana, mulher de um dos dirigentes, cuja morte ainda é investigada.
No total, são convocados a votar 2.584.219 eleitores.