31 outubro 2009

Viúva de Jango doará acervo para Memorial em São Borja

A viúva de João Goulart, Maria Thereza Fontella Goulart, está em São Borja onde doará materiais para o acervo do ex-presidente. Itens que relembram a carreira política de Jango serão expostas a partir das 15h de hoje, no memorial que leva o nome do político.
Entre os materiais, serão entregues quadros que ilustram a vida política de Jango. Também compõem o acervo poemas de Luiz Miranda e imagens de São Paulo, além de um pôster com a imagem do ex-presidente. Comendas e medalhões ganhos por Goulart, na época em que foi presidente, também serão repassados.
Maria Thereza nunca esteve no memorial. Por motivos particulares, a ex-primeira-dama não pôde comparecer na inauguração, realizada no dia 1º de outubro deste ano. E, há dois anos, ela não visitava São Borja e o túmulo onde o político está enterrado. Decidiu aproveitar o feriadão para, também, conhecer o memorial e colaborar com o acervo do local.
— Tenho muito material em minha casa, no Rio de Janeiro. Muita coisa guardada em várias caixas, onde há muitas relíquias. Vamos dar um jeito de trazer tudo isso para São Borja — garante.
O Memorial João Goulart fica no centro de São Borja, em um monumento datado de 1927 e que é patrimônio histórico do Estado desde 1994. O local conta com oito espaços — que abrigam exposições sobre a vida do ex-presidente —, reconstituição de ambientes com mobília original e uma sala de vídeo.