A Defesa Civil divulgou nesta sexta-feira novos números dos danos provocados pela chuva que atingiu cerca de 70% do Estado. Segundo o novo levantamento, 20 mil pessoas estão desalojadas e duas mil desabrigadas. Até o momento, sete mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais. Cerca de 11,5 mil residências foram danificadas.
Até o final da tarde desta sexta-feira, 26 municípios já haviam decretado situação de emergência. A previsão do chefe da Divisão de Comunicação Social da Defesa Civil, Capitão Alexsandro Goi, no entanto, é que este número deve aumentar.
- Muitas prefeituras ainda estão envolvidas com os primeiros socorros aos moradores e ainda não tiveram tempo de parar para decretar situação de emergência. Nossa expectativa é que até 40 municípios assinem o decreto até segunda-feira - afirma o capitão. Goi aconselhou aos proprietários de casas no litoral que se desloquem até a região apenas a partir deste sábado, quando o trânsito e as condições climáticas estarão mais favoráveis.