Trinta e dois prefeitos das regiões Celeiro e Noroeste Colonial conheceram, nessa quinta-feira (26), o plano de investimento de R$ 1,3 milhão no Parque Estadual do Turvo. O valor faz parte de um orçamento total de R$ 16 milhões que a governadora Yeda Crusius autorizou para aplicação nas 23 unidades de conservação do RS. O recurso do Turvo será destinado ao plano de manejo do parque, a melhorias na infraestrutura, aquisição de materiais, sinalização e divulgação.
A apresentação do plano foi feita pelo secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado. Criado em 1947, o Turvo está inserido no bioma da Mata Atlântica, em uma área de 17 mil hectares, abrigando um dos maiores fragmentos da Floresta do Alto Uruguai do RS. O atrativo especial é o Salto do Yucumã, com uma queda d'água de 1.800 metros de extensão e até 20 metros de altura, que figura entre as maiores do mundo.
Para incrementar o turismo da região, foi assinado, nessa quinta-feira, convênio entre governo do Estado, prefeitura de Derrubadas e o Consórcio Rota do Yucumã, prevendo o desenvolvimento de programas socioambientais, projetos turísticos e ações de educação ambiental.
Além disso, 15 prefeituras das regiões Celeiro e Noroeste Colonial assinaram termo de adesão ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga). Com este instrumento, os municípios podem buscar habilitação junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para fazer a gestão ambiental de impacto local. Assinaram o termo os municípios de Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Chiapetta, Coronel Bicaco, Humaitá, Inhacorá, Redentora, São Martinho, São Valério do Sul, Tiradentes do Sul, Ajuricaba, Bozano, Catuípe e Condor.