A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou na tarde deste sábado mais três municípios que decretaram situação de emergência, elevando o número para 28. São eles: São Jerônimo, Sapucaia do Sul e Balneário Pinhal.
De acordo com informações do major Luís Fernando Santos Carlos, coordenador regional Metropolitano da Defesa Civil do RS, o Estado tem cerca de 7 mil desalojados e mil desabrigados. O sábado foi de limpeza nas ruas e casas do Rio Grande do Sul. Cidades cuidaram da remoção de postes e árvores caídos e distribuição de telhas, lonas e cestas básicas para os atingidos.
Em Rosário do Sul, a madrugada deste sábado foi de intenso trabalho na remoção das vítimas da enchente. Segundo a prefeitura municipal, o nível do Rio Santa Maria atingiu nesta manhã 7,48 metros e é considerado pela Defesa Civil uma das maiores cheias do rio.
Cerca de 300 pessoas oriundas da Vila Carmelo estão alojadas no Parque de Exposições Ananias Vasconcelos. Porém, a Defesa Civil do município acredita que o número de atingidos pode chegar a 500, pois durante a madrugada muitos procuraram casas de parentes e amigos para se abrigarem.