06 novembro 2009

UNIJUÍ dá aula de computação para apenados

O evento deve reunir 250 alunos da região. Pela manhã, um café da manhã irá recepcionar os presentes. A abertura do evento ocorre às 9h, no auditório central do Campus Santa Rosa, com a presença da professora Antonia Carvalho Bussmann, Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, professor Cláudio Höffler, Pró-Reitor da UNIJUÍ - Campus Santa Rosa e da professora Eulália Marin, Chefe do Departamento de Pedagogia, Campus Ijuí.
A primeira palestra da manhã será ministrada pelo professor da UNIJUÍ Larry Wisniewski, que falará sobre o tema: “As diferentes imagens do ser Professor” e às 11h15min, o professor Arnildo Rockenbach abordará “Educar: um processo de humanização?”.
Durante a tarde ocorre um show com o músico Douglas Medeiros e, em seguida, 11 oficinas pedagógicas, que ocorrerão simultaneamente, a escolha dos participantes. Para os professores que acompanham as alunas, terão duas palestras: “Desafios do Professor na contemporaneidade”, com o professor Celso José Martinazzo e “O Pedagogo e o mercado de trabalho”, com as professores Hedi Maria Luft e Claudia Maria Cunegatti. O evento encerra às 16h.
Uma semana para debater os direitos da mulher
A partir de segunda-feira (09), a UNIJUÍ – Campus Santa Rosa será sede de uma série de debates sobre os direitos da mulher, violência doméstica e ciências criminais. É a XXIII Semana Jurídica do Campus Santa Rosa. As atividades foram organizadas pela Universidade em parceria com a ESA-Escola Superior de Advocacia, OAB, subseção Santa Rosa, o Gabinete da Vice-Prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, Coordenadoria da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, através de representantes da FUMSSAR, INSS e Delegacia de Polícia.
As atividades iniciam na segunda-feira (09) e seguem até sexta-feira (13). Serão palestras e oficinas, nos turnos da manhã e noite, para profissionais e estudantes da área e comunidade em geral. As oficinas das manhãs dos dias 09, 10 e 11 terão como foco o esclarecimento das questões abordadas para a comunidade, com uma linguagem acessível e perguntas ao final para esclarecer dúvidas. Todas as atividades são gratuitas, basta os interessados se dirigirem ao Bloco C da UNIJUÍ nos horários indicados. Apenas as pessoas que necessitarem de certificado de participação deverão fazer sua inscrição via portal até o dia de abertura do evento. A expectativa é de que 250 pessoas integrem as atividades.
O evento inicia na manhã do dia 09 com duas oficinas com os temas “Papel e Importância dos Conselhos Municipais” e “A Saúde da Mulher”. A abertura oficial do evento ocorrerá na noite de segunda-feira, quando ocorre palestra sobre “A Mulher e o Direito: uma visão da construção histórica da cidadania feminina no universo jurídico”, sob a coordenação da professora da UNIJUÍ Lurdes A. Grossmann. Ainda, "Educação Jurídica Popular: enfrentando violências contra as Mulheres", com
a Dra. Elisiane Pasini, coordenadora do programa de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC´s) da ONG Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, de Porto Alegre.
Na programação ainda destaca-se a noite de quinta-feira, quando ocorrerá uma palestra com Mônica Pires da Silva, especialista em Ciências Políticas, Gestão Penitenciária e Segurança Pública. Ela falará sobre "Sistema Prisional do RS – Realidade e possíveis mudanças". Também, na noite de sexta-feira, palestra sobre “Sistema Carcerário Contemporâneo: um estudo sobre a formação de facções, identificação do preso e suas implicações num recorte sociológico”, com a psicóloga da Susepe/RS, Maristela Mostardeiro. Ainda, “Amor-Bandido: cartografia da mulher no universo prisional masculino”, com Fernanda Bassani, psicóloga e Monitora Penitenciária da Susepe/RS. O evento encerra com apresentação e show do projeto ‘MCs para a Paz’, de Porto Alegre, na noite de sexta-feira.