28 dezembro 2009

Briga de família resulta em homicídio em Ijuí

Em Ijuí o feriado de Natal foi marcado por um homicídio e uma tentativa de homicídio, fatos registrados por volta das 19 horas de sexta-feira (25/12) na rua João Pinheiro, bairro Luiz Fogliatto, proximidades da penitenciária modulada.
Gilberto Barbosa Linhaio, de 49 anos, morreu após ser atingido por uma facada no peito. O irmão dele, Juir Barbosa Linhaio, de 39 anos, depois de ser submetido a intervenção cirúrgica está internado no Hospital de Caridade de Ijuí. Juir levou uma facada em um dos braços e ainda teve fratura nas costelas, o que ocasionou lesão próximo aos pulmões. passou por cirurgia hoje à noite.
Dois homens, um adolescente de 17 anos e um maior de idade, chegaram a ser presos pela Brigada Militar acusados dos crimes, porém foram liberados da Polícia Civil por falta de provas. O delegado plantonista, Carlos Beuter, prefere investigar mais os fatos. No entanto, ele deve pedir a prisão preventiva do homem de 49 anos, que inclusive já cumpriu mais de 12 anos de prisão por um homicídio, também uma tentativa de homicídio, além de vários furtos e roubos.
Duas mulheres compareceram na DP, inclusive uma delas é companheira de Juir Barbosa Linhaio. As duas reconheceram o homem de 49 anos como autor do homicídio e da tentativa. Mesmo assim, nesse momento, os depoimentos servem apenas para incrementar a investigação. O adolescente, que também foi preso, é enteado do outro suspeito, e assumiu a autoria dos crimes. A polícia acredita que através deste posicionamento, o menor de idade tenta livrar o padrasto da culpa. Porém as duas mulheres disseram que o adolescente não foi autor de nenhuma facada. Este menor de idade, inclusive é sobrinho do homem morto e da vítima que está no HCI.
As testemunhas disseram que tudo começou porque o cavalo que é de propriedade do adolescente atrapalhou a passagem de um veículo na via pública. Naquele instante, Gilberto Barbosa Linhaio teria discutido com o sobrinho no meio da rua, momento em que o padrasto do adolescente desferiu uma facada certeira em Gilberto e depois teria ferido Juir.